Desde 2010 a ACIM Praia do Rosa se une para realizar um projeto que é referência dentro e fora do Brasil. É o Projeto Jogue Limpo Praia do Rosa, um planejamento com objetivo de despertar a responsabilidade da preservação e da proteção ao meio ambiente.
Foram colocadas em prática diversas ações coordenadas para o desenvolvimento sustentável da região.
Hoje o Rosa dispõe de centenas de lixeiras construídas com madeira reciclável e distribuídas em locais estratégicos da praia, 30 toneis de lixeiras, veículo e funcionários, que limpam a praia, a estrada e as ruas.
O Jogue Limpo, além da questão do lixo, ajuda na organização do trânsito, do controle de zoonoses e de questões de segurança na Praia do Rosa.
O projeto, que foi um case de sucesso junto ao Sebrae, é fruto de um empenho crescente do Núcleo de Turismo ACIM Praia do Rosa, e conta com a colaboração dos empresários locais e turistas para fazer da praia do Rosa a praia mais limpa e organizada do Brasil. Seja parceiro, participe!
Dicas de Sustentabilidade
O comprometimento com o desenvolvimento sustentável é extremamente importante para que a Praia do Rosa siga conhecida por suas belezas naturais. Afinal, não foi à toa que a praia recebeu o prêmio de ser reconhecida como uma das 30 mais belas baías do mundo todo.
O alcance deste objetivo, contudo, parte uma conscientização coletiva. Além dos moradores e empreendedores do local, cabe aos turistas, igualmente, colaborar na preservação do bem maior de todos: a natureza.
No intuito de garantir a sustentabilidade ambiental da Praia do Rosa, selecionamos algumas dicas a serem adotadas pelo turista em suas férias:
Ação de Coleta!
Que alegria poder compartilhar o sentimento de cuidado e amor com todos aqueles presentes na ação de preservação e incentivo ao turismo consciente. Somos imensamente gratos e seguimos juntos em busca da conservação da Praia do Rosa. Juntos Somos Mais Fortes.
Qual o destino dos seus resíduos secos?
Cooperzimba
A cooperativa de trabalho dos catadores de material reciclável constituída no dia 27/07/2003 rege-se pelos valores e princípios do cooperativismo, pelas disposições legais e pelas diretrizes da autogestão. Durante mais de 15 anos os associados da cooperativa desenvolveram atividades de triagem no Centro de Processamento de Resíduos do município, localizado no bairro de Vila Nova Alvorada. A partir de agosto de 2019, a cooperativa passou a operar também a coleta seletiva de materiais recicláveis no município. Agora também com coleta de óleo de cozinha.
Segunda-feira
Centro Parcial, Cancha, Barra da Ibiraquera, Alto Arroio, Arroio Rosa, Arroio, Lagoa do Quintino e Rosa (Sul, Vale e Estrada Geral)
Terça-feira
Itapirubá, Centro Total, Village e Granja, Vila Alvorada, Vila Nova Alvorada, Ribanceira e Vila Esperança
Quarta-feira
Morro do Mirim, Paes Leme, Centro Parcial, Mirim, Nova Brasilia, Vale das Pedras, Araçatuba, Penha, Rosa (Estrada Geral e Estrada Velha) e Ibiraquera
Quinta-feira
Boa Vista, Roça Grande, Guaiuba, Sagrada Família, Centro Total, Sambaqui e Barra da Ibiraquera
Sexta-feira
São Tomaz, Campo D'Aviação, Vila Nova, Vila Santo Antonio, Portinho da Vila, Centro Parcial e Rosa (Estrada Velha, Luz e Vale)


